quinta-feira, 21 de abril de 2011

Chocolé Aprenda a receita desse delicioso sorvete com cobertura de chocolate ( Ana Maria Braga)

ingredientes:


  • 400 ml de leite
  • 4 gemas peneiradas
  • 200 g de açúcar
  • 50 g de chocolate em pó
  • 12 g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
  • 400 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

para a calda seca

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 50 g de gordura hidrogenada

modo de preparo:

Num liquidificador coloque 400 ml de leite, 4 gemas peneiradas, 200 g de açúcar, 50 g de chocolate em pó e bata até obter uma mistura homogênea.

Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver (+/- 5 minutos). Desligue o fogo acrescente 12 g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante) e misture bem. Deixe esfriar. Acrescente 400 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture delicadamente.

Coloque a mistura em forminhas próprias para sorvete. Você pode colocar a mistura em copinhos plásticos para café, ou em forminhas de gelo e no centro de cada copinho ou forminha coloque um palito para sorvete. Ou coloque a mistura em saquinhos para sacolé. Leve ao freezer por +/- 6 h.

DICA: se quiser fazer o sorvete de creme basta não colocar o chocolate em pó na mistura do liquidificador!

Para banhar os picolés na calda seca:

Derreta 200 g de chocolate meio amargo e 50 g de gordura hidrogenada em banho-maria ou microondas. Reserve.

Na hora de servir, retire os picolés do freezer, banhe na calda de chocolate meio amargo rapidamente e sirva em seguida.

2 comentários:

  1. Posso fazer o sorvete sem a gordura hidrogenada?

    ResponderExcluir
  2. Julia querida,pode substituir a gordura vegetal hidrogenada por margarina vegetal, mas atenção aos ingredientes pois há margarinas vegetais que têm óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, o que não é saudável!! Uma opção é a margarina Becel que utiliza a gordura interesterificada. Tem o senão de ser mais dispendiosa e de o ponto de fusão da gordura vegetal ser completamente diferente da interesterificada, é uma questão de tentar a ver se resulta!

    ResponderExcluir