O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore da família das laureáceas, que pode atingir até 20 metros de altura. Suas folhas são utilizadas no preparo de chá, bom para a digestão, para combater infecção de garganta e tosse.
São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.
O período de safra é de fevereiro a agosto.
O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na dieta das pessoas que apresentam problemas digestivos.
Possui forma arredondada e pesa entre 500 a 1500 gr. A coloração da casca varia do verde ao vermelho-escuro. As duas principais espécies de abacate são Strong, cor verde e a Hass, cor roxa.
Medicina Popular:
- Dor: Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e dor da gota.
- Diurético: O chá da folha do abacateiro tem fama de ser diurético e carminativo. É usado para eliminar cálculos renais e gases intestinais.
- Ação intestinal: o caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.
VOCÊ SABIA?
- Ao contrário do que ocorre com a maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se estrague. Uma vez colhido, entretanto, o abacate verde amadurece em poucos dias.
- O abacate é nativo da América Central. O México é o maior produtor.
- O abacate tem mais proteína do que qualquer outra fruta – cerca de 2g para cada porção de 110g.
- O abacate é antiinflamatório, auxilia na desintoxicação do fígado. Suas substâncias ativas, testerol e lecitina, ó tornam eficaz no tratamento das artroses, reumatismo e gota. O chá de suas folhas ou o pó do seu caroço torrado e moído acabam rapidamente com diarréia. O uso do caroço triturado e tostado, em forma de chá, elimina a tênia e outros vermes intestinais.Externamente, elimina a caspa, fortalecendo os cabelos e combatendo a calvície.
Mito ou verdade? Abacate engorda?
O abacate, fruta muito popular em nosso país, às vezes é discriminado por ser um fruto gorduroso e por possuir ao mesmo tempo muitas calorias. Mas será que o abacate engorda?
MITO!
O abacate, apesar de ser uma das frutas mais calóricas, se for consumida em quantidade adequada não engorda. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate é o tipo de gordura saudável, a insaturada (monoinsaturada), que pode aumentar as taxas de HDL (“colesterol bom”) e diminuir o colesterol total. Alguns estudos dizem que o abacate possui pouco efeito na diminuição do LDL (“colesterol ruim”). Ele não contém gordura saturada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário