quarta-feira, 16 de março de 2011

Dieta Inteligente...Ao invés de cardápios rígidos, pratique a alimentação fracionada.

Os chefes e patrões que nos desculpem, mas comer de três em três horas é fundamental. Ao contrário do que parece, permanecer longos períodos sem se alimentar ou pular refeições, não emagrece. Durante o jejum, o organismo libera um hormônio chamado cortisol, que favorece a retenção de líquidos e a produção de depósitos de gordura. Isso acontece devido à ação lenta do metabolismo.



Café da manhã

Pesquisas mostram que as pessoas que não comem de manhã tendem a ganhar mais peso do que as que fazem um desjejum à base de alimentos saudáveis e nutritivos. Comece o dia comendo muito bem, para acelerar a queima de calorias e evitar exageros nas próximas refeições.

Sugestão: fruta, leite desnatado, pão integral, iogurte, chás e sucos naturais.

Almoço

Inclua uma fonte de proteína, uma de carboidrato, lipídios, vitaminas e minerais. Dê preferência aos pratos coloridos, pois a cor indica a presença de um ou mais nutrientes.

Sugestão: arroz, feijão, salada, vegetais, legumes, carnes magras cozidas ou grelhadas.

Jantar

Evite consumir gorduras e carboidratos que causam mal-estar e má-digestão, prejudicando o sono. Não fique sem comer e opte por alimentos leves.

Sugestão: saladas, vitaminas, sopas e lanches naturais.

Lanches

Entre uma refeição e outra, adquira o hábito de consumir frutas, barras de cereais e produtos integrais. Dessa forma, além de manter o peso, você terá uma alimentação saudável e seu organismo não ficará sobrecarregado.

Consultoria:

Gabriela Pereira da Costa Oliveira, nutricionista do GANEP - Grupo de Nutrição Humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário