quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dicas Valiosas

Faça o alimento durar mais:

Verduras e legumes podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada. Não confunda o branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para ser guardado por mais tempo.

Não jogue fora as sobras:

Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geléias e recheios para bolo.

Prefira produtos da estação:

Consuma verduras, legumes e frutas da estação, que além de mais saborosos têm preços mais baixos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, reduzindo assim as perdas pela manipulação, os gastos com combustível e a emissão de poluição.

Um comentário:

  1. Eu vivia tão atarefada com o trabalho fora de casa que nunca parei um momento para ver como se congela legumes.
    Não jogar fora as sobras também é muito legal, contando que nós não sejamos o lixinho rsss (já fiz muito isso).
    Preferir os produtos da estação é bem mais barato. Com eles podemos fazer pratos super legais. Às vezes, adapto receitas de outras regiões ou países com produtos que não encontramos em Natal pelos que temos aqui. Bom, até hoje, a galera qui em casa nunca reclamou.
    Agradeço pelas dicas valiosíssimas, Flor.

    ResponderExcluir