Queijos há para todos os gostos e ocasiões. Dos mais fortes aos mais suaves, industrializados ou caseiros, os queijos que podem ser servidos como petiscos, ou sobremesa, no café da manhã ou em lanches. Ou, o que é melhor, fazem o cardápio da festa mais gostosa e prática que existe: queijos e vinhos. Um bom pretesto para reunir amigos(sem dar trabalho para a dona da casa), que saboreiam seu queijo predileto ao natural ou acompanhado por torradinhas ou bolachas, regadas a um bom vinho. Estes são os tipos mais comuns e facilmente encontrados:
- Alpestre: queijo cremoso, muito usado no preparo de canápes.
- Batavo: semelhante ao prato, mais forte, usado em sanduíches.
- Brie: queijo cremoso, coberto por casca esbranquiçada(comestível), de sabor suave.
- Caciocavallo: é uma mozarela defumada, que pode ser servida picada, como acompanhamento de coquetéis.
- Camembert: é um queijo de consistência cremosa, que pode ser servido com torradinhas ou saboreado depois da sobremesa.
- Estepe: ideal para saborear com vinho, é muito usado no preparo de fondues.
- Gorgonzola: queijo de aroma e sabor forte, pode ser servido com torradinhas. também é empregado no preparo de molhos de salada ou de macarão, ou para rechear panquecas.
- Gruyère: queijo fundido cremoso, é um dos ingredientes do fondue de queijo.
- Itálo: do tipo prato, cremoso.
- Minas fresco: com ou sem sal, é ideal para servir no café da manhã ou como acompanhamento de doces a base de frutas.
- Minas curado: de consistência mais firma, serve tanto para o aperitivo como para lanche. Presta-se bem para o preparo de certos molhos e recheios.
- Mozarela: cortado em cubos, serve para o aperitivo. Em fatias bem finas, é ingredientes de pizzas, pratos preparados " à parmigiana", e até mesmo saladas com tomate.
- Parmesão: de consistência firme e sabor forte, é apreciado como petisco.
- Port-salut: queijo de aroma e sabor fortes, vai bem com vinho tipo Porto.
- Provolone: cortado em cubos, é um aperitivo perfeito.
- Do Reino: de consistência firma, ligeiramente picante, é ótimo para sanduíches.
- Ricota: ao natural, é o mais indicado em dietas de emegracecimento e de pessoas que não podem abusar do sal. Muito usado no preparo de recheios de macarrão, no preparo de tortas e doces. Mas também pode ser temperado com condimentos ou ervas aromáticas para ser então usado como pasta, servida com torradinhas. Além desses queijos, existem muitos outros no mercado, especialmente os vários tipos de queijo de cabra, requeijões, ricotas defumadas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário