- Alecrim- suas folhas pontudas, fortemente perfumadas, temperam frangos e carnes, grelhados ou assados.
- Alho- deve ser usado com parcimônia, para que seu gosto não se sobreponha ao do próprio alimento ( a não ser que a receita peça exatamente isso). A princípio não deve ser usados em peixes e frutos do mar, vitela, sopas e caldos, cremes ou molhos suaves.
- Cebola- fatiada, picada ou ralada, entra no preparo de quase todos os pratos salgados. Também não deve ser usada em excesso, para não anular o sabor natural dos alimentos.
- Cebolinha- bem picadinha, dá sabor a molhos, peixes e frutos do mar, omeletes e saladas.
- Coentro-planta aromática usada para condimentar peixes e frutos do mar.
- Hortelã- muito usada para fazer chá, é indispensável no preparo de carneiro assado. Dá gostinho especial a molhos e saladas, e ainda serve para enfeitar coquetéis e certas sobremesas com frutas.
- Louro- suas folhas (frescas e secas) têm sabor forte e temperam assados, ensopados e sopas. Recomenda-se tirar o louro antes de finalizar o cozimento do prato, pois suas folhas costumam amargar.
- Manjericão- fresco ou seco, é indicado para dar gosto a carnes, sopas, saladas de tomate, algumas massas e molhos.
- Manjerona- fresca ou seca, é exelente tempero de sopas, legumes, frangos, alguns molhos de peixe e saladas. Tem sabor mais suave que o manjericão.
- Orégano- tempera massas, molhos e saladas à base de tomates, alguns legumes. Normalmente é utilizado sob forma de folhas secas picadas.
- Pimenta- os tipo mais comuns de pimentas frescas: malagueta (indispensável nos pratos da culinária baiana), dedo-de-moça ( é a vermelha de tamanho grande), comari(amarela e redonda), e de cheiro. Quando preparadas em conservas, pode-se misturar todos os tipos.
- Salsa- lisa ou crespa, é indicada no preparo de peixes e frutos do mar, aves, carnes, legumes, sopas, molhos, saladas e certas receitas com batatas ou ovos. Usa-se também para enfeitar pratos.
- Sálvia- dá sabor especial a aves, carnes de porco, cabrito e carneiros, podendo ser utilizada em certas receitas de peixes e molhos.
- OUTROS TEMPEROS SECOS:
- Canela- em casca ou em pó. É usada em compotas, bolos, biscoitos, cremes e molhos doces.
- Cravo- usa-se em copotas, bebidas, doces e certas receitas de carnes.
- Curry- ou caril. Usa-se em carnes, aves, peixes, legumes, arroz e molho branco. Recomenda-se moderação, pois é bastante forte.
- Noz-moscada- dá mais sabor a legumes, molhos brancos, ovos, pratos gratinados, algumas frutas e sobremesas.
- Pimenta branca- em grãos ou em pó, é indicada no preparo de peixes, molhos, e pratos de sabor delicado.
- Pimenta-do-reino- é a pimenta preta, em pó ou em grãos. Usa-se em carnes, aves, saladas, sopas, legumes e molhos.
Naty, achei muitíssimo interessante as informações que você postou sobre os temperos.
ResponderExcluirValeu, flor!