domingo, 23 de janeiro de 2011

Saladas Bem Transadas

Preparadas com um único vegetal, misturando legumes e verduras, acrescidas de frutas frescas ou secas, temperadas de infinitas maneiras, as saladas são indispensáveis à alimentação. Cruas ou cozidas, podem ser servidas tanto no verão como no inverno.
Para preparar saladas saborosas e variadas, aproveite estes truques:

- Vegetais crus: devem ser muito bem lavados, folha por folha, e depois escorridos. Para que possam ser melhor saboreados, corte-os em pedaços grandes ou rasgue as folhas com as mãos. Alface, escarola, agrião, rúcula, mostarda, e até mesmo espinafre cru, ficam deliciosos se temperados apenas com sal, pimenta-do-reino, azeite e limão(há quem prefira vinagre). Não devem ser temperadas com antecedência, mas só no momento de servir.

- Repolho: para ficar crocante, deve ser cortado ao meio e deixado de molho em água gelada com sal. Depois, é só escorrer bem e cortar em tiras.

- Tomate: normalmente solta água, evite isso fazendo assim: corte-os em rodelas ou gomos, retire as sementes, polvilhe com sal e deixe repousar por 10 minutos.

- Cenoura: crua ralada tende a escurecer, evite isso regando-a com suco de limão.

- Pepinos: não ficam amargos se você cortar e esfregar as extremidades com esses pedaços cortados, até fazer espuma. Retire a primeira rodela de cada ponta e descasque. Esfregue com um pouco de sal, deixe descansar 10 minutos para que perca o excesso de água. Depois, é só lavar, enxugar e cortar a gosto.

- Cebola: perde a acidez se preparada assim: pique ou corte em rodelas, despeje numa peneira e leve por um instante numa panela com água fervente. Retire imediatamente, espere esfriar bem e utilize.

- Salsão(aipo) e Erva-doce: devem ser bem lavados. Antes de picar, retire os fios que ficam no sentido do comprimento.

- Vegetais em lata: devem ser escorridos, regados com água morna e novamente escorridos, para serem utilizados bem sequinhos.

- Carnes ou peixes em conserva: só devem ser acrescentados a uma salada quando estiverem bem escorridos.

- Arroz, macarrão ou feijão: também podem ser utilizados em saladas. Mas lembre-se que devem estar apenas cozidos "al dente", isto é, não podem estar moles. O cozimento, em todos esses casos, é feito em água com sal.

- Frutas secas: dão sabor especial às saladas. Ameixas secas picadas ou uvas-passas combinam bem com as saladas temperadas com um molho grosso, tipo maionese.

- Frutas frescas: também podem ser utilizadas em saladas. Mas cuidado! A maçã, por exemplo, deve ser picada e salpicada com suco de limão para não escurecer. Abacaxi picadinho solta muita água e só deve ser acrescentado na hora de servir. O mesmo acontece com melão e laranja.

- Abaixo ao preconceito! Muitos vegetais podem ser consumidos crus, como é o caso da couve-flor (retire bem os talos), dos cogumelos (corte as lâminas finas), da beterraba e da abobrinha (ambas ficam gostosas quando raladas). Experimente novos usos para legumes e verduras e suas saladas serão benvindas.

- Varie o molho: acrescente restos de aves cozidas ou carnes desfiadas, junte queijo prato ou mozarela picada, tempere com ervas aromáticas e você poderá criar, a cada dia, novas super-saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário