Arroz: fica mais soltinho se você juntar à água de cozimento algumas gotinhas de limão. Para calcular a quantidade, lembre-se que 1 xícara de arroz cru rende 3 xícaras de arroz cozido.
E para que não fique empapado, calcule 2 xícaras de água para cada xícara de arroz cru.
Bater claras para suspiro: é simples antes de começar, junte às claras uma pitada de bicarbonato de sódio. Elas ficarão altas e firmes. Para bater claras em neve, um truque: só junte o açucar quando elas começarem a ficar firmes. Mas coloque o açucar aos poucos, batendo sempre em cada adição.
Chocolate em barra pode ser substituido assim: para cada 30 g do chocolate em barra pedido pela receita, calcule 3 1/2 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 colher de sopa de gordura ou óleo.
Desemformar gelatinas ou mousses é muito fácil: mergulhe a fôrma rapidamente em água quente e vire sobre o prato. Bolos e pudins só se desenformam quando frios.
Espere sempre a gelatina esfriar, a ponto de começar a endurecer, antes de acrescentar claras ou creme de leite batido.
Flambar: uísque, conhaque ou qualquer licor exige um truque: primeiro aqueça a bebida, senão ela pega fogo.
Iorgute: é o melhor meio de ligar os ingredientes usados para fazer bolos ou bolinhos de carne.
Juntar ovos ou gemas a caldos ou líquidos ferventes sem provocar "desastre" é fácil: basta bater bem o ovo ou gema, juntar uma colherada do caldo quente, misturar bem e só então despejar no caldo restante. Ou então simplesmente esperar esfriar o caldo e misturar os ovos.
Ligue o forno sempre uns 15 a 20 minutos antes de colocar qualquer coisa para assar. Só coloque algo no forno frio se a receita assim pedir.
Medir ou pesar corretamente ingredientes é a chave do sucesso de uma receita. Os ingredientes secos só devem só devem ser medidos depois de peneirados.
Omelete no ponto, nem mole e nem dura demais, se consegue assim: só junte o sal quando já estiver fritando. Senão os ovos amolecem.
Picadinho, para ficar macio, deve ser feito assim: frite os pedaços de carne aos poucos. Se você colocar na panela um volume grande de carne, e os pedaços ficarem uns juntos dos outros, acabaram cozinhando (e endurecendo!) em vez de dourar.
Quando a receita indicar creme de leite batido, primeiro bata e depois meça a quantidade. E se a receita pedir creme de leite azedo, é só pingar algumas gotas de limão ou vinagre que o creme azeda.
Receitas de pão: sempre mencionam "quanto a massa dobra de tamanho...". É fácil saber o ponto: com o dedo indicador, espete a massa até o fundo. Se a depressão continuar depois de 1 ou 2 minutos, a massa já cresceu o suficiente.
Sal: deve ser acrescentado aos rosbifes no meio do cozimento. Isso porque o sal faz sair o suco e o sangue da carne, tornando-a seca e dura. Depois de pronta, embrulhe-a em papel alimínio, evitando assim que fique assada nas pontas e crua no meio.
Tomate: sem pele se consegue mergulhando o legume rapidamente em água fervente (para não cozinhar) e depois em água gelada. Ou então espete o tomate na ponta de um garfo e gire-o sobre a chama do fogão para chamuscar (este truque também serve para tirar a pele de pimentões).
Verefique se o filé está no ponto pressionando o centro da carne com o dedo indicador. Se não resistir a pressão, a carne esta mal passada. Se resistir um pouco, é porque o filé está no ponto. Mas se a carne resitir muito a pressão, é sinal de que está bem passada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário