domingo, 30 de janeiro de 2011

Talheres & Copos

A escolha do material e do desenho do faqueiro depende muito do seu estilo de vida. È claro que para uso diário é ideal o faqueiro de aço inoxidável ( que combina muito bem com jantares informais). Para os dias especiais, você pode optar por um faqueiro de prata com desenho clásico, ou então um mais moderno, com talheres de cabo de madeira, bambu ou madrepérola. O uso dos talheres segue, normalmente, as normas de etiqueta européia:

- Garfo sempre na mão esquerda, faca na direita.

- Faca só se usa para cortar.

- Legumes, croquetes ou tortas não devem ser cortados, mas partidos com o garfo.

- Quando o garfo e faca não estiverem sendo usados, devem ser colocados sobre o prato, e nunca com o cabo apoiado na mesa.

- Terminada a refeição, coloque garfo e faca lado a lado, sobre o meio do prato, no sentido vertical.


Um jogo de cristal mais fino dá brilho à mesa da festa. O ideal é que todos sejam do mesmo material e modelo: copo de água, copo de vinho tinto e copo de vinho branco. A preferência por cálices de pés altos tem uma explicação: como a mão não toca diretamente o copo, mantém-se melhor a temperatura do vinho.
Além dos copos que vão à mesa, um serviço de cristal deve ter copos para outros tipos de bebidas: cerveja, conhaque, uísque, champanhe, licor. E, se quiser, acrescente: cálices para vinho tipo Porto, xerez e copo para caipirinha.
Com exeção dos copos para caipirinha e cerveja, os demais copos devem ter bordas finas, para não alterar o sabor e a textura das bebidas. Água, sucos e refrigerantes são servidos sempre em jarras de vidro ou prata, nunca em garrafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário